Brincadeiras Para Ministério com Crianças e Adolescentes


Aquecimento

1. Nome da atividade
Aquecimento

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (atividade inicial)

3. Materiais necessários
Não é preciso materiais.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
O recreador diz um número qualquer enquanto o grupo corre por um espaço determinado.

O número indicado deve ser a quantidade de pessoas a se juntar formando pequenos grupos. Quem “sobrar”, paga uma prenda (ex.: 10 polichinelos).

6. Objetivo do jogo
Percepção do outro; atenção à oportunidade; para vencer é preciso contar com a ajuda do colega (unidade); não abandonar o outro (colega).

7. Regras
O Recreador pode estipular regras conforme a idade das crianças participantes.

8. Dicas, truques e variações
O número poderá ser o resultado de uma operação aritmética. Ex.: 2+2 e então formam-se grupos de 4 pessoas.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta brincadeira. Caso alguém tenha uma sugestão, por favor nos envie.


Bexiga D´água 2

1. Nome da atividade
Bexiga D`água 2

2. Tipo da atividade
Recreativa

3. Materiais necessários
Bexigas e água

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminada

5. Breve descrição
Separe os participantes em duplas. Encha as bexigas com água (não exagere para que não estoure ao pegar).

Um deve ficar de frente para o outro. As duplas devem devem ir jogando a bexiga de um lado para o outro, e a cada jogada devem se afastar um pouco mais, devem pegar a bexiga no ar com cuidado para que ela não estoure.

A dupla que estourar a bexiga sai do jogo. A brincadeira continua até que sobre somente uma dupla, que é a vencedora!

6. Objetivo do jogo
Leia a descrição

7. Regras
O recreador pode estipular regras específicas de acordo com a idade dos participantes da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode utilizar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Cadeira Premiada

1. Nome da atividade
Cadeira Premiada

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (atividade inicial), Salão (sentado em área fechadas, chuva)

3. Materiais necessários
- Cadeiras, fita crepe e chocolate.
- Balas e pirulitos (opcionais, leia as dicas e variações)

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
2 pessoas

5. Breve descrição
Quantidades de cadeiras conforme tanto de crianças.
Escrever na fita crepe números,e numerar as cadeiras misturando-as.
A fita com o numero deve ficar debaixo das cadeiras.
Fazer uma lista de perguntas sobre a Bíblia, Exemplos:
Como chamava a mãe de Moisés?
Qual o significado do arco-iris na Bíblia?
Quantos animais de cada espécie Noé colocou dentro da arca?
O tanto de perguntas corresponde ao tanto de cadeiras.
Começar com uma criança escolhendo uma cadeira, fala para olhar debaixo e falar qual o número, então fazer a pergunta.
O outro (Tio) anota os ponto em uma folha. Quem fizer mais pontos leva o chocolate.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o conhecimento das crianças em relação a Palavra de Deus.

7. Regras
Se a criança não souber, então será perguntado novamente no final do jogo as perguntas que não foram respondidas.
Se a pergunta for feita e as outras criança soprarem a resposta, então a criança que está respondendo pode usar como resposta que vale normalmente.

8. Dicas, truques e variações
O Tio que está realizando a brincadeira, pode colocar em algumas cadeiras números com prêmios extras. Exemplos:
Você ganhou um chiclete! Parabéns!
Você ganhou um pirulito! Parabéns!
E assim estará motivando ainda mais as crianças a participarem da brincadeira.

9. Analogia bíblica
Adicionar algumas passagens bíblicas.


Bexiga D`água

1. Nome da atividade
Bexiga D`água

2. Tipo da atividade
Recreativa

3. Materiais necessários
Bexigas e água

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminada

5. Breve descrição
Faça uma roda e encha as bexigas com água (não exagere para que não estoure ao pegar).

Os participantes devem ir passando a bexiga bem rápido para o colega que estiver do lado direito, este deve pegar a bexiga com cuidado para que ela não estoure.

Quem estourar a bexiga sai do jogo. A brincadeira continua até que sobre somente uma pessoa, que é a vencedora!

6. Objetivo do jogo
Leia a descrição

7. Regras
O recreador pode estipular regras específicas de acordo com a idade dos participantes da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode utilizar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Mister Balão

1. Nome da atividade
Mister Balão

2. Tipo da atividade
Recreativa

3. Materiais necessários
15 Balões por equipe

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminada

5. Breve descrição
O recreador divide o grupo em duas equipes. Cada uma delas escolhe um representante para o concurso de "Mister Balão".
A um sinal do animador, cada equipe procura "rechear" seu candidato até que ele fique repleto de balões cheios. Dispõem de três minutos para executá-lo.
Ganha a equipe que conseguir "rechear" seu representante com o maior número de balões. O exercício é repetido por diversas vezes.

6. Objetivo do jogo
Leia a descrição da atividade.

7. Regras
O recreador pode estipular regras específicas de acordo com a idade dos participantes da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade,

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Mamba

1. Nome da atividade
Mamba

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
Giz para demarcar a área da atividade.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado


5. Breve descrição
A Mamba é um tipo de serpente africana, da África austral, existem espécies verdes e negras, ambas são muito venenosas.
A brincadeira é um tipo diferente de pega-pega. Uma pessoa é escolhida para ser a mamba, que vai ser o pegador. O recreador desenha no chão um quadrado de 10 metros x 10 metros (tamanho ideal para 20 crianças).
Durante a brincadeira, todos os participantes devem permanecer dentro dessa demarcação, mas tentanto escapar da serpente. A um sinal, o jogo começa, a mamba tenta pegar os jogadores, quando um é pego pela serpente, deve posicionar-se atrás da mamba, segurando-a pela cintura ou pelos ombros. Cada participante que é tocado pela mamba se junta ao último do "corpo" da serpente. Dessa forma ela vai ficando cada vez mais comprida.
Se um jogador sai do quadrado, deve ser eliminado do jogo. Só a criança que é a cabeça da serpente pode capturar os jogadores, mas o "corpo" da fileira que se formou deve ser usado para interceptar ou atrapalhar os fugitivos. Os jogadores não podem cruzar o corpo da serpente (romper a fila). A brincadeira acaba quando restar apenas um jogador sem ser pego. E recomeça com esse sendo a mamba.

6. Objetivo do jogo
Trabalhar o conceito de estratégia e a agilidade das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não há uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Na Mira

1. Nome da atividade
Na Mira

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
10 a 15 caixas de papelão de diferentes tamanhos, duas bolas de meia, fita crepe ou giz.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Divida a turma em duas equipes com o mesmo número de pessoas.
Descrição: Faça um círculo no chão: na parte de dentro, um grupo tentará empilhar as caixas para formar uma pirâmide. Enquanto isso, a outra equipe, do lado de fora, tentará destruir a construção com as bolas de meia. Os membros da equipe construtora elegem um construtor, enquanto os outros membros evitam que a artilharia atinja tanto a construção quanto o construtor, sem agarrar as bolas. Se o construtor for atingido, deixa a função para outro membro do grupo e passa para a defesa. A equipe adversária tentará recuperar a sua bola para continuar a atrapalhar a construção.
O recreador pode estabelecer um tempo para que as equipes atinjam seu objetivo.

6. Objetivo do jogo
Trabalhar o conceito de estratégia e a agilidade das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Eu sugiro que seja criado um paralelo entre essa atividade e a passagem bíblica (no livro de Neemias) onde o povo judeu tenta reedificar o muro do templo e seus inimigos tentam a todo custo impedir que façam isso.

"E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá. Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas. E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo."

Neemias 4:16-18


Medo de Desafios

1. Nome da atividade
Medo de Desafios

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (atividade inicial)

3. Materiais necessários
1 Caixa de Papelão Pequena, Jornal ou Papel Picado, Fita Adesiva, 1 Chocolate e 1 Aparelho de som.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Descrição: Encha a caixa com jornal, coloque no fundo da caixa o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Feche-a bem com fita adesiva para que não se perceba o que tem dentro. Peça que façam um círculo, o recreador segura a caixa e explica da seguinte forma para a turma:

- Estão vendo essa caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles assim sintam medo da caixa, dando a entender que a tarefa seja extremamente difícil e vergonhosa).

Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa um para o outro, quando a música for interrompida (o recreador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que está com a caixa terá que cumprir a tarefa... é importante que o recreador faça comentários do tipo:

- Você está preparado? Se não tiver coragem, podemos continuar com a música!

Depois de muito suspense, quando o o participante finalmente abre a caixa e encontra a gostosa surpresa, isso se ele não desistir! (o corajoso não pode repartir o presente com ninguém)

6. Objetivo do jogo
O objetivo dessa atividade é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode nos guardar uma notícia feliz!

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode tentar sutilmente induzir a pessoa a não abrir a caixa (medo), e assim continuar o jogo, aumentando ainda mais a expectativa!
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Devemos manter firme a nossa fé em Jesus, independente das circunstâncias!
"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Hebreus 11:1



Terremoto

1. Nome da atividade
Terremoto

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (atividade inicial)

3. Materiais necessários
Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização dos participantes: devem ser múltiplos de três e sobrar um. Exemplo: 22 pessoas (7x3 = 21, sobra 1)
Descrição: Dividir em grupos de 3 pessoas, lembre-se que deverá sobrar 1. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como túnel de quadrilha de Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções:

1 - Morador!!! Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

2 - Parede!!! Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs.: As paredes devem trocar de pares. Assim como no anterior a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém que era parede.

3 - Terremoto!!! Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs.: Nunca dois moaradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador.

Repetir isso até cansar o grupo!

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio? Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo? Na Escola? No trabalho? Na Sociedade?

6. Objetivo do jogo
Fazer com que os participantes reflitam sobre alguns valores.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
Quanto menor o espaço, melhor fica a dinâmica, já que isso propícia várias trombadas. É muito divertido!!!
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


A viagem

1. Nome da atividade
A Viagem

2. Tipo da atividade
Histórias (Ilustração Bíblica)

3. Materiais necessários
Papel e caneta para cada participante

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
O recreador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais. e começa a dizer: Lembrando que esses sonhos serão a nossa bagagem para uma uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.

Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos a primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens, temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho vai ser abandonado?

Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?

Após um caminho tortuoso até a entrada do outro país, encontramos a alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?

O carro cheio representa a nossa família e amigos que muitas vezes tentam nos fazer desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho, e que pelo cansaço desistimos. Lucas 2:48-49

O cachorro tem a conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação. João 15:20

E finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira! Mateus 7:14

Qual hora foi mais difícil abandonar um sonho?
O que me motiva durante as dificuldades?
Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nessa viagem?
Qual a retribuição que Deus me dará?

6. Objetivo do jogo
Definir as prioridades pessoais.

7. Regras
É muito importante que haja silêncio, para que todos entendam a mensagem!

8. Dicas, truques e variações:
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta ilustração.

9. Analogia bíblica:
Na vida passaremos por muitas dificuldades, porém, se estabelecermos bem nossas prioridades, e mantivermos os olhos fixos em Jesus, conseguiremos encarar os problemas de uma forma bem mais fácil.
Com os pés firmes na Rocha, podemos encarar as tempestades!
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

João 16:33


A Palavra de Deus que transforma

1. Nome da atividade
A Palavra de Deus que transforma

2. Tipo da atividade
Histórias (Ilustração Bíblica)

3. Materiais necessários
1 bolinha de isopor, 1 giz, 1 vidrinho de remédio vazio, 1 esponja e 1 vasilha com água.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Primeiro se explica que a água é a Palavra de Deus e o objeto somos sós. Dê um objeto para cada criança, no decorrer da ilustração os objetos serão mergulhados na vasilha com água, e todos devem observar atentamente o que acontece com cada um deles.
Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?
Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para sí, sem repartir com os outros. E nós?
Encher de água o vidrinho de remédio, depois despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar para si mesmo. E nós?
Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve muito bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada!
Assim nós devemos ser, devemos absorver a palavra de Deus, compartilhar com as outras pessoas ao nosso redor, e ainda assim guardá-la no nosso coração.

Iluminação bíblica: Isaías 40:8 - Mateus 7:24 - 2 Timóteo 3:16

6. Objetivo do jogo
Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.

7. Regras
É muito importante que haja silêncio, para que todos entendam a mensagem!

8. Dicas, truques e variações:
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta ilustração.

9. Analogia bíblica:
O quanto da PALAVRA DE DEUS eu tenho assimilado na minha vida?
Quais mudanças importantes a PALAVRA DE DEUS operou em mim?


Bola ao Chão

1. Nome da atividade
Bola ao Chão

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
2 Bolas de medicinebol e 10 a 15 bolas de borracha para cada equipe.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes serão divididos em duas equipes com o mesmo número de participantes, dispostos em fila (um ao lado do outro) atrás de uma linha demarcatória.
Descrição: Cada equipe permanece atrás da linha demarcada e tem como objetivo deslocar a bola de medicinebol, que está no centro até a outra extremidade. Todos poderão lançar as bolas que estão em suas mãos, sem ultrapassar as linhas demarcatórias. É preciso lançar a bola com precisão e boa noção de distância, de modo que bata na bola de medicinebol e a mova. Cada vez que uma equipe conseguir deslocar a bola de medicinebol para a linha de fundo, marcará um ponto para a sua equipe.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e noção de espaço.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Derrubada dos Pinos

1. Nome da atividade
Derrubada dos Pinos

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
Bolas de tênis ou de borracha (pequenas), garrafas descartáveis (PET) com areia ou pinos de madeira.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes serão divididos em grupos com o mesmo número de participantes, dispostos em fila (um ao lado do outro) atrás de uma linha demarcatória.

Descrição: As equipes divididas em uma área retângular deverão estar um ao lado do outro com as bolas nas mãos, ao sinal do recreador deverão derrubar no menor tempo possível, os pinos da equipe adversária que estarão dipostos nas extremidades (ambos os lados). Poderá haver um integrante de cada equipe próximo dos pinos para fazer a reposição das bolas, porém este integrante não poderá derrubar os pinos. Vence a equipe que derrubar os pinos da equipe adversária no menor tempo.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a habilidade das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua craitividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Caçador de Garrafas

1. Nome da atividade
Caçador de garrafas

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
1 ou 2 bolas de borracha ou de voleibol e 1 garrafa descartável (PET) com areia ou um pedaço de madeira para cada participante.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes serão divididos em duas equipes com o mesmo número de participantes, divididas nos espaços demarcados para a atividade.

Descrição: Cada participante deverá escolher um espaço da sua quadra e colocar uma garrafa no chão, a qual não poderá mais ser mudada de lugar. Cada equipe então tentará acertar com a sua bola a garrafa dos jogadores da equipe adversária e desta forma tirá-la do jogo. Cada jogador poderá defender sua garrafa com os pés, as mãos ou qualquer outra parte do corpo, bem como, um jogador poderá defender a garrafa dos seus companheiros de equipe.
Se durante os movimentos de defesa o próprio jogador ou um dos seus colegas derrubar a garrafa, o jogador será considerado morto e deverá sair do jogo, indo para um dos lados da sua quadra, auxiliando seus companheiros a derrubar as garrafas da equipe adversária. O jogo será encerrado quando uma das equipes conseguir derrubar todas as garrafas da outra equipe.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a habilidade das crianças.

7. Regras
Leia a descrição e as dicas para esta atividade.

8. Dicas, truques e variações
Para tornar o jogo mais dinâmico no decorrer do mesmo, poderá se colocar mais de uma bola no jogo, tendo como regra especial o seguinte: cada vez que um jogador tiver a sua garrafa derrubada, o jogo será interrompido e ao reiniciar cada equipe terá a posse de uma das bolas.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Caçador Móvel

1. Nome da atividade
Caçador Móvel

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
1 bola de borracha ou de voleibol e um elástico para a divisão da quadra.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes serão divididos em duas equipes com o mesmo número de participantes, divididas nos espaços demarcados para a atividade. Haverá duas pessoas de posse de uma corda elástica ou um elástico dividindo a quadra das equipes.

Descrição: Será realizado um jogo de caçador, onde cada equipe tentará acertar a bola em um elemento da equipe adversária e desta forma tirá-la do jogo. A corda divisória será movimentada para frente e para trás, aumentando ou diminuindo o campo de uma das equipes, tornando o jogo mais dinâmico e participativo.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a habilidade das crianças.

7. Regras
São consideradas válidas as partes do corpo como os braços, pernas e tronco, não sendo válidas a cabeça e os pés. Se a bola bater em mais de uma pessoa e cair no chão, todos terão que sair do jogo, e se a bola bater em um jogador e outro conseguir segurar a bola antes que caia no chão, o mesmo será considerado salvo. O jogo se realizará até que todos de uma equipe sejam atingidos ou ainda conforme o tempo determinado pelo recreador.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Voleixiga

1. Nome da atividade
Voleixiga

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
1 bexiga para cada participante e um elástico para divisão do espaço.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes serão divididos em duas equipes com o mesmo número de participantes, divididos no espaço determinado do jogo.

Descrição: Cada participante deverá ter posse de uma bexiga cheia, quando o recreador der o sinal todos deverão arremessar as bexigas na quadra da equipe adversária durante o tempo determinado pelo recreador. A um sinal o jogo será interrompido e nenhum jogador poderá tocar as bexigas, então irá se contar quantas bexigas existem em cada lado da quadra. A equipe que tiver no seu lado da quadra o menor número de bexigas, será a vencedora.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a habilidade das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Voleibol Gigante

1. Nome da atividade
Voleibol Gigante

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
1 bola de plástico gigante, 1 rede de voleibol ou elástico e 1 apito.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes serão divididos em duas equipes com o mesmo número de participantes, independente do número de pessoas participantes do jogo.

Descrição: As equipes realizarão um jogo de voleibol adaptado, em um espaço determinado, com o uso de uma rede de voleibol ou somente uma corda divisória. Será utilizada uma bola gigante (plástico).

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a habilidade das crianças.

7. Regras
Cada equipe deverá dar no mínimo 3 e no máximo 5 toques na bola, antes que ela passe para a quadra adversária. Serão computados um total de pontos determinados pelo recreador.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Estafetas

1. Nome da atividade
Estafetas

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
Depende do tipo de tarefa que será solicitada.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Equipes com o mesmo número de participantes, em colunas, na posição em pé ou sentados no chão.

Descrição: Ao comando do recreador, o primeiro elemento da coluna executa a tarefa solicitada, no menor tempo possível, corre de volta à sua coluna, bate na mão do próximo que deverá repetir a ação do primeiro, e assim consecutivamente até que todos tenham executado a ação. A equipe que conseguir cumprir a tarefa corretamente no menor tempo possível, será a vencedora.
Tarefas que podem ser desenvolvidas: passar por dentro de um arco, fazer zig-zag com uma bola entre as pernas, deixar a bola sobre um cone, assoprar uma bexiga (cheia) sem que esta caia no chão, equilibrar uma bola de ping pong sobre uma raquete, etc.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a atenção e a habilidade das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Bom Dia!

1. Nome da atividade
Bom Dia!

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (inicial)

3. Materiais necessários
Não é necessário material.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Em círculo de mãos dadas. Ao centro um participante de olhos vendados.

Descrição: Os participantes do círculo rodam para a direita ou para a esquerda, até que em um momento o elemento que está no centro dá um sinal para que o círculo pare de girar, então aponta para um dos participantes que está no círculo, e este dirá "Bom dia!". O elemento do centro tentará reconhecer pela voz quem é a pessoa, terá três chances para decobrir, se acertar, a pessoa que falou irá para o centro, se errar, a atividade prossegue.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a concentração e atenção das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Me abraça

1. Nome da atividade
Me abraça

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (inicial)

3. Materiais necessários
Não é necessário material.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Todos os participantes dispersos pelo espaço, um deles será o pegador.

Descrição: Ao comando do recreador a pessoa determinada tentará pegar um dos partcipantes, os quais para se salvar deverão se abraçar frente a frente com outro particpante. Aquele que for tocado pelo pegador antes que consiga abraçar outra pessoa passará a ser o pegador.

6. Objetivo do jogo
Promover o entrosamento das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Branco ou Preto

1. Nome da atividade
Branco ou Preto

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
Uma cartolina ou pedaço de madeira pintada em cada lado de branco ou preto.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: 2 grupos com o mesmo número de participantes, sentados um ao lado do outro, frente a frente, distantes entre 3 a 5 metros.

Descrição: O recreador determina qual equipe representa a cor branca e outra a cor preta, ele terá na sua mão uma cartolina ou um pedaço de madeira pintada de um lado da cor branca e do outro da cor preta, e lancará o material para cima e assim que este cair no chão as terão que pegar uma ou outra. Se cair com a cor preta para cima, a equipe preta é quem perseguirá a branca até o ponto determinado pelo recreador, se cair o lado branco, ocorrerá o inverso. Os participantes que forem pegos passarão a fazer parte da outra equipe.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a estratégia.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O objeto poderá ser substituído por uma história contada pelo recreador, que em determinado momento incluirá as palavras branco ou preto.
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Onde está a bola?

1. Nome da atividade
Onde está a bola?

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
1 bola para cada grupo.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Divididos em grupos de 8 a 10 participantes, sentados no chão.

Descrição: O recreador entrega uma bola a um participante de cada grupo, o jogador que está com a bola após o comando irá jogar a bola para um dos participantes do seu grupo e fechará os olhos. Os jogadores trocarão passes até que um deles esconda a bola atrás de si, nesse momento o jogador que está em pé e que estava de olhos fechados, abre os olhos e tenta adivinhar com quem está a bola. Se acertar quem estava com a bola passa a ser o adivinhador, se errar começa o jogo novamente ou sai do jogo, conforme a regra determinada pelo recreador.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a estratégia.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Qual é o objeto?

1. Nome da atividade
Qual é o objeto?

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (inicial)

3. Materiais necessários
1 saco de tecido escuro e pequenos objetos que caibam nele.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Divididos em grupos com o mesmo número de participantes ou participação individual.

Descrição: O recreador selecionará uma quantidade de pequenos objetos que serão colocados um a um dentro de um saco de pano escuro. Cada particpante, somente através do tato, em um tempo de aproximadamente 20 segundos, deverá descobrir qual é o objeto que está dentro do saco. Cada acerto contará um ponto para a sua equipe.

6. Objetivo do jogo
Explorar a imaginação e o tato das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Quem Sou Eu?

1. Nome da atividade
Quem Sou Eu?

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (inicial)

3. Materiais necessários
Não é necessário material.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Todos sentados no chão ou em cadeiras.

Descrição: Um participante será retirado do local onde a brincadeira estará sendo realizada, os outros participantes escolherão para ele um personagem (Ex.: Mickey Mouse).
Quando a pessoa retornar fará perguntas aos particpantes da seguinte forma: Se eu fosse uma cor, qual eu seria? Se eu fosse um animal, qual eu seria?
As pessoas darão a ele apenas as respostas diretas, sem maiores explicações.
Será dada a ele a possibilidade de um mínimo e um máximo de perguntas que poderão ser realizadas, a fim de que o participante possa descobrir qual é o seu personagem.

6. Objetivo do jogo
Explorar os conhecimentos culturais das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Os 7 erros

1. Nome da atividade
Os 7 erros

2. Tipo da atividade
Quebra-gelo (inicial)

3. Materiais necessários
Não é necessário material.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Em círculo ou em uma fila (um ao lado do outro)

Descrição: Serão escolhidos 2 ou 3 participantes que deverão observar todos os outros em seus mínimos detalhes, roupas, acessórios, lugar que estão e outras caracteristicas. Os três serão retirados do local e então serão realizadas 7 mudanças nos participantes, as quais deverão ser relatadas pelos mesmos ao retornarem ao espaço onde a brincadeira está sendo realizada.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a atenção e concentração das crianças.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


10 Passes

1. Nome da atividade
10 Passes

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
1 bola e 1 apito

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Dois grupos com o mesmo número de participantes, identificados com coletes ou outro material que identifique os grupos.

Descrição: Ao sinal do recreador uma das equipes que tem a posse da bola deverá trocar passes com o objetivo de executar 10 passes consecutivos sem que a bola caia no chão, ou seja, interceptada pela equipe adversária. Se a bola cair no chão ou for roubada pela equipe adversária, a contagem recomeça para a outra equipe. Cada vez que uma equipe conseguir executar os 10 passes, marcará um ponto.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o trabalho em equipe e a agilidade

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


O Dragão

1. Nome da atividade
O Dragão

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
1 ou 2 bolas de borracha

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Os participantes deverão ficar em círculo e ao centro uma coluna com 7 ou 8 pessoas, segurando pela cintura uns dos outros.

Descrição: As pessoas que estão ao centro representarão o papel de um dragão, onde o primeiro será a cabeça e o último será o rabo, os demais serão o corpo. Os outros participantes estrão em um círculo e de posse de uma bola, trocarão passes até conseguir acertar a bola no rabo do dragão. A cabeça (primeira pessoa da coluna) deverá defender o rabo (última pessoa da coluna), pois se os participantes conseguirem acertar a bola no rabo, a cabeça passará a ser o último e conseqÜentemente será caçado pelo grupo. Se a cabeça defender a bola, então a pessoa que arremessou a bola em direção ao rabo e que irá para a coluna e quem era a cabeça sairá do meio, indo para o círculo.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a estratégia e agilidade.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta brincadeira.

9. Analogia bíblica

Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Vôlei de Toalha

1. Nome da atividade
Vôlei de Toalha

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
1 bola de vôlei
1 rede ou elástico para separar a quadra
1 toalha ou saco de estopa para cada dupla

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
De cada lado da rede deverão estar de 4 a 6 duplas e cada dupla deverá passar a bola no mínimo 3 vezes antes de lançá-la para o outro lado da quadra. Se a bola tocar no chão ou não passar da rede, será ponto para a equipe adversária. Não há saque, o jogo se inicia com três passes dentro da própria quadra, os jogadores não podem andar com a bola.

6. Objetivo do jogo
Trabalho em equipe

7. Regras
Leia a descrição

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Futebol de Casal ou aos Pares

1. Nome da atividade
Futebol de Casal ou aos Pares

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
1 Bola e 1 apito

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: 2 equipes com o mesmo número de participantes, formar pares de mãos dadas.

Cada equipe deverá disputar uma partida de futebol em pares, de mãos dadas, em nenhuma situação as mãos poderão ser soltas. Dribles, chutes a gol, cobrança de faltas, laterais ou escanteios deverão ser realizados em duplas. Se forem casais, em um determinado momento do jogo, somente as mulheres poderão dar o último toque para o gol, ou seja, poderão fazer o gol.
É importante durante o jogo fazer a troca dos casais e dar continuidade ao jogo. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols durante o tempo determinado para a atividade.

6. Objetivo do jogo
Trabalho em equipe e habilidade.

7. Regras
Podem ser usadas as regras convencionais do futebol de campo, ou adequar conforme a necessidade do grupo e do local.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para essa atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão, nos envie.


Sabonetobol

1. Nome da atividade
Sabonetobol

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativa

3. Materiais necessários
2 Baldes com água e 2 sabonetes

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Duas equipes e dois baldes com água até a metade, um em cada extremidade do campo. O Objetivo do jogo é colocar o sabonete dentro do balde do adversário. Quem estiver com o sabonete não pode andar, ou seja, para chegar até ao balde do adversário, a equipe deve ir trocando passes (jogando o sabonete um para o outro).

6. Objetivo do jogo
Desenvolver o conceito de estratégia e velocidade.

7. Regras
Não é permitido agarrar e dar rasteiras.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade recreativa.

9. Analogia bíblica
Não há uma analogia bíblica para esta brincadeira, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Vire Tudo

1. Nome da atividade
Vire Tudo

2. Tipo da atividade
Jogos de Salão - Game Show

3. Materiais necessários
- 1 Ficha com a resposta da pergunta especial para ser respondida no final da prova com 8 sílabas e 21 letras:

IN-CONS-TI-TU-CIO-NA-LI- DA-DE.

- 1 Painel duplo de fórmica branca/comprensado/alumínio medindo 1,70x1,00x1,60cm
- 1 Painel duplo de fórmica branca/comprensado/alumínio medindo 2,00x1,00x1,60cm
- 50 balões com 50% de pó de serra com trigo vermelho
- 1 caixa com plástico transparente medindo 0,50x0,50x0,40cm
- Lápis hidrocor (para quadro branco)
- 10 balões sobressalentes.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Cada participante terá que jogar os balões no painel e virar as placas para aparecer a 2ª frase: COMER BEM É DIREITO DE TODOS.

Cada equipe receberá R$ 500,00 reais para comprar as chances que o apresentador dará na 8ª, 9ª, 10ª 11ª 12ª, 13ª, 14ª E 15ª, letra da 2ª frase.

O apresentador fará desde a 8ª letra descoberta, a pergunta:Você já sabe a frase que está se formando?
Cada Chance vale R$ 40,00 reais. No final da prova o que sobrar em reais, dobrará em pontos se o participante descobrir a frase no tempo da prova.
Acabaram-se os balões antes do tempo? Quer comprar mais balões? Valem R$ 100,00 cada um!

6. Objetivo do jogo
Explorar os conhecimentos culturais da criança.

7. Regras
Leia a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações

Opções de provas:
Painel casúlo C/20 Divisórias. 20x20cm.
20 Bolas de Tênis e 5 Toques gravados para:

1) A 1ª foto de cantor se transforma em uma cantora <> números em comercial <> Deus é fiel e Jesus Cristo também <> Band-Brasil em Estado PB <> Produto de patrocinador em outro .

2) 20 portas com campainhas e 5 tocam

3) 20 ruídos em: gaiolas e 5 passarinhos <> eu preciso ouví-los cantando.

4) telefones e eu preciso ouví-los <> 5 músicas <> 5 gols <> o quinteto cantando.

5) Uma frase e nos vazados letras falsas para virarem.

O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade, bem como adequar as regras conforme a idade das crianças.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Salada de Frutas

1. Nome da atividade
Salada de Frutas

2. Tipo da atividade
Roda Cantada

3. Materiais necessários
Nenhum material é necessário

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Música:

Tem abóbora tem melão
Tem melão tem melancia
Tem abóbora tem melão
Tem melão tem melancia
Faz doce sinhá, faz doce sinhá
Faz doce sinhá Maria.
Faz doce sinhá, faz doce sinhá
Faz doce sinhá Maria.

Quem quer aprender a brincar
Vai na casa do Juquinha
Quem quer aprender a brincar
Vai na casa do Juquinha
Ele pula, ele roda, ele faz requebradinha
Ele pula, ele roda, ele faz requebradinha

6. Objetivo do jogo
Entretenimento

7. Regras
Não há regras

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Escravos de Jó

1. Nome da atividade
Escravos de Jó

2. Tipo da atividade
Roda Cantada

3. Materiais necessários
Nenhum material é necessário

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Música:

Eu vi a Julieta passeando de lambreta
Oi Julieta!! Oi Julieta!!
Eu via margarida passeando na avenida
Oi Margarida!! Oi Margarida!!
Escravos de Jó, jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar.
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue-zá.

6. Objetivo do jogo
Entretenimento

7. Regras
Não há regras

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


O Galo e a Galinha

1. Nome da atividade
O Galo e a Galinha

2. Tipo da atividade
Roda Cantada

3. Materiais necessários
Nenhum material é necessário

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Música:

O galo e a galinha foram à festa em Portugal
O galo foi de saia e a galinha de avental
Era de frente pra frente
Era de trás pra trás
Era de frente pra frente
Era de trás pra trás.

6. Objetivo do jogo
Entretenimento

7. Regras
Não há regras

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Seu Mathias

1. Nome da atividade
Seu Mathias

2. Tipo da atividade
Roda Cantada

3. Materiais necessários
Nenhum material é necessário

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Música:

Vocês conhecem o seu Mathias
Um rapaz que o trem pegou?
Não senhor não conhecemos
Mas queremos conhecer
Coitadinho do Mathias
Que pegou Pneumonia
E ficou com o.... assim!

6. Objetivo do jogo
Entretenimento

7. Regras
Não há regras

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Sim / Não / Irrelevante

1. Nome da atividade
Sim / Não / Irrelevante

2. Tipo da atividade
Jogos de Salão - Game Show

3. Materiais necessários
(Opcional) Cartolinas, Canetas Esferográficas e/ou Data-show.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado.

5. Breve descrição
Nº Mínimo de Participantes: 8
Nº Máximo de Participantes: 50
DURAÇÃO: 10 a 20 minutos.
MOTIVAÇÃO: Integração. Descontração. Espírito de Equipe. Raciocínio. Atenção. Memória. Conhecimento Cultural.
DESENVOLVIMENTO: Dividem-se dois ou mais grupos em que os participantes devem adivinhar quem é a personalidade escolhida. O monitor escreve o nome do participante e o esconde. Os membros da equipe devem, alternadamente, tentar adivinhar quem é a personalidade pensada, através de perguntas que só possam ser respondidas com “Sim”, “Não” e “Irrelevante”. A cada tentativa, a equipe pode dar um “chute” para descobrir quem é o misterioso personagem.

6. Objetivo do jogo
Conhecimento Cultural

7. Regras
Leia o desenvolvimento da atividade.

8. Dicas, truques e variações
Não pense somente em personalidades clássicas. Desenhos animados, pessoas mortas, personagens de filmes / seriados são boas pedidas.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Qual é a música?

1. Nome da atividade
Qual é a música?

2. Tipo da atividade
Jogos de Salão - Game Show

3. Materiais necessários
CD´s Diversos, Microfones, Equipamento de Som, Cartolinas, Canetas Esferográficas e/ou Data-show.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Nº Mínimo de participantes: 8
Nº Máximo de participantes: 50

Duração: 10 a 20 minutos.
Motivação: Integração. Descontração. Espírito de Equipe. Raciocínio. Atenção. Memória. Conhecimento Cultural.
Desenvolvimento: Novamente são formadas equipes que devem adivinhar aspectos sobre as músicas. Pode ser o nome do cantor, da banda, continuar cantando, dançando, descobrir de que filme ou desenho animado é a trilha. Há várias possibilidades. Ganha quem conquistar mais pontos, ou seja, acertar mais respostas.

6. Objetivo do jogo
Explorar os conhecimentos culturais das crianças.

7. Regras
Leia o desenvolvimento da atividade.

8. Dicas, truques e variações
Para tornar a atividade mais dinâmica e divertida, pode-se pedir que os participantes caíam na dança após a execução das músicas, especialmente as consideradas mais clássicas e bregas.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha uma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Mímicando

1. Nome da atividade
Mímicando

2. Tipo da atividade
Jogos de Salão - Game Show

3. Materiais necessários
Cartolinas, Canetas Esferográficas e/ou Data-show.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Nº Mínimo de Participantes: 8
Nº Máximo de participantes: 50

Duração: 10 a 20 minutos.
Motivação: Integração. Descontração. Espírito de Equipe. Expressão Corporal. Timidez. Atenção. Conhecimento Cultural.
Desenvolvimento: Após a divisão dos participantes em equipes, sorteia-se alternadamente qual deve ser o tema da mímica. Geralmente se utilizam filmes e determina-se um tempo máximo para a execução das mímicas. As regras devem ser bem claras e rígidas, principalmente em relação a menções de comunicação que não a expressão corporal.

6. Objetivo do jogo
Explorar os conhecimentos culturais das crianças.

7. Regras
Leia o desenvolvimento.

8. Dicas, truques e variações
Caso a equipe não consiga cumprir a tarefa, a chance pode passar para a equipe adversária, valendo o dobro de pontos; e/ou com uma prenda a ser paga, a ser sorteada ou escolhida pelo adversário.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Show de Talentos

1. Nome da atividade
Show de Talentos (Phamma)

2. Tipo da atividade
Jogos de Salão - Game Show

3. Materiais necessários
CD´s de Trilhas Sonoras, Microfones, Equipamento de Som Cartolinas, Figurinos (óculos, perucas, etc.) Canetas Esferográficas e/ou Data-show.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado.

5. Breve descrição
Nº Mínimo de Participantes: 8
Nº Máximo de Participantes: 50

Duração: 10 a 20 minutos

Motivação: Criatividade. Integração. Descontração. Espírito de Equipe. Expressão Corporal. Timidez.

Desenvolvimento: Cada equipe será responsável por selecionar e treinar seus talentos. Cada apresentação deve ter um tempo limite e estar ligada a alguma arte: (Dança, Canto, Teatro, Piada, Repente, etc.). Os candidatos serão julgados e ganharão pontos. Além disso, cada equipe terá que realizar algumas tarefas criativas, tais como criar uma propaganda, desenvolver brinquedos com restrição de materiais, etc.

6. Objetivo do jogo
Explorar os conhecimentos culturais das crianças.

7. Regras
Leia o desenvolvimento da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O envolvimento de todos da equipe será avaliado pelos jurados, Isso ajuda a mantê-los motivados e permite uma participação ampla de todos.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia biblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Chute-Queima

1. Nome da atividade
Chute-Queima

2. Tipo da atividade
Esporte recreativo

3. Materiais necessários
Bola, cones, corda ou giz

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Formação: Desenhar um corredor a partir do início da área do gol de + ou - 15m de comprimento por 2m de largura, no final desse corredor colocar um cone para ser contornado. Uma das equipes ficará espalhada pela quadra e a outra dentro da área do gol.

Desenvolvimento: A equipe “A” que iniciará o jogo na área do gol será a equipe que chutará a bola. A equipe “B” que estará espalhada pela quadra lançará a bola para o integrante da equipe “A” para este efetuar o chute, o integrante da equipe “B” se posicionará no meio do corredor em local marcado. Após o chute o jogador da equipe “A” terá que percorrer o corredor, fazer a volta no cone e retornar para a área do gol sem que os jogadores da equipe “B” o queimem com a bola. Os jogadores da equipe “B” não poderão andar com a bola, ficar com a bola na mão por mais de 3 segundos e impedir a passagem do jogador da equipe “A” com o corpo. Terão que através de passes e arremesso tentar queimá-lo. Cada jogador queimado marca-se um ponto para equipe “B” e cada jogador da equipe “A” que consegue retornar para a área sem ser queimado o ponto é de sua equipe. Após todos jogadores efetuarem o chute inverte-se o papel.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a agilidade das crianças e trabalho em equipe.

7. Regras
Leia o desenvolvimento da atividade!

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variaçãoes para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Barra Bola

1. Nome da atividade
Barra Bola

2. Tipo da atividade
Esporte Recreativo

3. Materiais necessários
Bolas

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Formação: Duas fileiras distantes uma da outra + ou - 20m dispostas atrás de uma linha demarcatória que será a linha de segurança. Na frente dessas fileiras desenhar uma linha paralela a uma distância de 2m que será a linha de passe.

Desenvolvimento: Jogo semelhante ao tradicional barra-manteiga. Um jogador da equipe “A” de posse da bola vai até a linha de passe da equipe “B” e escolhe um jogador para passar a bola, mas não comunica, somente no exato momento do passe. O passe terá que ser perfeito na mão do jogador escolhido. Este que recebeu a bola deverá correr atrás e tentar atingir a bola no jogador da equipe “A” antes que ele passe a sua linha de segurança. Se ele atingir o jogador ponto de sua equipe, o jogo prossegue com este mesmo jogador fazendo o passe para o jogador da equipe “A”.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a agilidade e concentração das crianças.

7. Regras
Leia o desenvolvimento

8. Dicas, truques e variações
Existe uma variação do jogo, trocando o jogador de equipe toda vez que este for atingido pela bola.

9. Analogia bíblica
Não existe analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.

Nota: Esta atividade foi tirada do Manual da I JETR (Jornada de Estudo e Trabalho sobre RecreAção)


Calçar as Cadeiras

1. Nome da atividade
Calçar as Cadeiras

2. Tipo da atividade
Quadra (correr em área limitada)

3. Materiais necessários
2 ou 3 Cadeiras e vendas para os olhos.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Dividir os participantes em dois ou três grupos com o mesmo número de participantes, os quais deverão ficar descalços e ceder os seus calçados para a realização da atividade.

Os calçados serão espalhados por toda a quadra ou o espaço em que sera a atividade, um elemento do grupo ficara com os olhos vendados e devera procurar dois pares de calçados identicos e calçar os pés das cadeiras que estarão nas extremidades. O grupo deverá permanecer nas laterais e poderá orientar os participantes do seu grupo a encontrar os calçados e as cadeiras para cumprir a tarefa, vencera a equipe que conseguir calcar os 4 pés da cadeira no menor tempo. Na segunda vez a orientação poderá ser realizada apenas com sons.

6. Objetivo do jogo
Incentivar a concentracao e o trabalho em equipe!

7. Regras
O recreador pode estabelecer regras conforme a idade das crianças.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variantes para esta atividade de acordo com o local e com os materiais disponíveis no momento.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta brincadeira, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Circuito Recreativo

1. Nome da atividade
Circuito Recreativo

2. Tipo da atividade
Esporte recreativo

3. Materiais necessários
Arcos, bolas, cordas, colchonetes, bastões ou outros.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
O recreador com o uso de diversos materiais organiza uma seqüência de atividades como pular corda, fazer zig-zag, cambalhota, arremesso de bola a um alvo, pular amarelinha ou outras atividades espontâneas. Cada participante deverá passar pelo circuito, executando as atividades uma atrás da outra ou durante um tempo determinado. Em nenhum momento enfatizar a habilidade ou técnica, mas oportunizar sempre a participação livre e prazerosa.

6. Objetivo do jogo
Estimular a participação das crianças nas atividades esportivas.

7. Regras
O recreador deve adequar as regras conforme a idade das crianças participantes.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variantes para essa atividade, de acordo com o espaço e os materiais esportivos disponíveis no momento.

9. Analogia bíblica
Não existe analogia biblica para esta brncadeira, caso você tenha alguma sugestão nos envie, por favor.


Bola ao Túnel

1. Nome da atividade
Bola ao Túnel

2. Tipo da atividade
Esporte recreativo

3. Materiais necessários
1 bola de borracha

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Em circulo com as pernas semi-abertas (em pé) e os pés unidos aos outros participantes.

Um dos participante deverá girar em torno torno do circulo tentando jogar a bola no meio das pernas dos demais participantes que estão virados para o centro, de costas para o lado externo do círculo.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a concentração, agilidade e o altruísmo das crianças.

7. Regras
Aquele que permitir que a bola saía do círculo irá para fora do mesmo, tomando o lugar de quem estava de posse da bola. As formas de defesa poderão ser varidas: primeiro fechando a próprias pernas, com apenas uma das mãos e depois defendendo o outro partipante, que está do seu lado direito.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variantes para essa atividade, bem como adequar as regras conforme a idade das crianças participantes.

9. Analogia bíblica
Não existe analogia biblica para esta atividade, se você tiver uma sugestão, nos envie por favor!


Troca de Arcos

1. Nome da atividade
Troca de Arcos

2. Tipo da atividade
Quadra (correr em área limitada)

3. Materiais necessários
1 arco para cada participante.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Todos os particpantes deverão permanecer dentro de um arco, apenas um participante ficará sem o arco, livre pelo espaço determinado para a brincadeira. Este deverá dar um comando e todos deverão trocar de lugar, sendo que um dos arcos será ocupado pela criança que deu o comando, então o participante que ficou sem o arco deverá dar sequência à atividade dando um novo comando para os participantes trocarem de lugar.

6. Objetivo do jogo
Trabalhar a concentração e agilidade das crianças.

7. Regras
Os comandos deverão ser alternados, como por exemplo: pela cor dos arcos, cor das roupas, ou outras caracteristicas.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variantes para essa atividade, bem como adequar as regras conforme a idade das crianças participantes.

9. Analogia bíblica
Não há uma analogia bíblica para esta brincadeira, caso você alguma sugestão nos envie por favor!


Rouba-Rabo

1. Nome da atividade
Rouba-Rabo

2. Tipo da atividade
Quadra (correr em área limitada)

3. Materiais necessários
Uma folha de jornal para cada participante.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Cada particpante devera dobrar uma folha de jornal ate que a mesma se transforme em uma pequena tira, esta deverá ser colocada nas costas, pendurada na calça, imitando um pequeno rabo. Ao sinal do recreador, todos deverão tentar roubar os rabos dos colegas, defendendo os seus sem sair do espaço determinado.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a agilidade, estratégia e noção de espaço das crianças!

7. Regras
Aqueles que saírem dos espaços serão considerados perdedores e deverão sair da atividade, bem como aqueles que perderem os seus rabos. Ao final deverá verificar-se qual o participante que conseguiu roubar o maior número de rabinhos.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade para criar variantes para essa atividade, bem como adequar as regras conforme a idade das crianças.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia biblica para esta atividade! Caso voce tenha alguma sugestão, nos envie!


Pega-Pega da Corrente

1. Nome da atividade
Pega-pega da Corrente

2. Tipo da atividade
Campo (correr em área livre)

3. Materiais necessários
Um giz ou fita crepe para demarcar a linha de saída e a de chegada.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: Em grandes grupos distribuidas atrás de uma linha de saída, uma pessoa no meio das linhas demarcadas, em posição para "pegar" as pessoas que tentarão passar para o outro lado da quadra ou do espaço determinado.

Ao comando do recreador todos os participantes deverão passar em velocidade para o outro lado do espaço, ficando atrás da linha demarcada. Ao passar, as pessoas que forem pegas pelo participante que está no meio deverão dar as mãos e em forma de corrente tentarão pegar os próximos participantes. Todos os que forem pegos deverão participar da corrente, aumentando o número de participantes, se a corrente quebrar os participantes não poderão ser pegos.

6. Objetivo do jogo
Desenvolver a agilidade, coordenação motora e o trabalho em equipe das crianças.

7. Regras
Vide a descrição da atividade.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode utilizar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não existe uma analogia bíblica para esta atividade, caso você tenha uma sugestão, por favor nos envie.


As Jaulas e o Caçador

1. Nome da atividade
As Jaulas e o Caçador

2. Tipo da atividade
Quadra (correr em área limitada), Área demarcada

3. Materiais necessários
Fita para demarcar os espaços.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: em grupos, com o mesmo número de pessoas distribuidos em quatro quadrados demarcados nos cantos. Os quadrados deverão estar demarcados com iniciais dos animais que serão representados pelos participantes. [Ex.: jaula dos macacos (M), dos cachorros (C), dos leões (L) e das Avestruzes (A)]

Ao comando do recreador os animais denominados deverão trocar de jaulas, ao centro (entre os quadrados) uma ou duas pessoas farão o papel do caçador, que irá tentar tocar nas pessoas que estão tentando trocar de lugar. As pessoas que forem tocadas trocarão de lugar com o caçador, passando a desempenhar o seu papel.

6. Objetivo do jogo
Trabalhar a agilidade e noção de espaço das crianças.

7. Regras
Cabe ao recreador estipular regras especificas de acordo com a idade das crianças participantes.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode utilizar sua criatividade para criar variações e regras mais específicas para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Não há analogia biblica para esta atividade, caso você tenha alguma sugestão nos envie!


Seguir o Líder

1. Nome da atividade
Seguir o Líder

2. Tipo da atividade
Em fileiras

3. Materiais necessários
Não é necessário material.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: em colunas com o mesmo número de pessoas.
O primeiro elemento da coluna deverá fazer movimentos e os demais deverão repetir todos os movimentos que o líder excutar. A um comando do recreador, o primeiro da fila passará a ser o último e o que ficou a frente deverá continuar a atividade e fazer novos movimentos, tornando-se o líder naquele momento.

6. Objetivo do jogo
Trabalhar a concentração e a coordenação motora das crianças!

7. Regras
Os participantes deverão repetir os movimentos realizados pelo líder (primeiro da sua fileira)

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode utilizar sua criatividade para criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Devemos ser imitadores de Cristo todos os dias.


Dança do Chep-Chep

1. Nome da atividade
Dança do Chep-Chep

2. Tipo da atividade
Roda cantada

3. Materiais necessários
Não necessita de material.

4. Quantidade de equipe (tios) necessária
Indeterminado

5. Breve descrição
Organização: em circulo, na posição em pé.
O animador fica no meio dos participantes, primeiramente ensina a letra da música, orientando que na primeira parte todos devem movimentar-se livremente, na segunda parte da música o animador para na frente de um dos participantes e dança ao seu estilo, a pessoa deverá repetir os gestos do animador. Em seguida este participante também irá parar em frente de uma outra pessoa e dançar ao seu jeito até que todos que todos tenham passado pela posição de imagem e espelho. Ao final pode-se dançar em formação de trenzinho, com o animador à frente orientando os movimentos.

Música:
Quando fui à Nova Iorque visitar a minha tia, ela me ensinou a dançar o chep-chep (1ª parte)
Dança o chep-chep, dança o chep-chep, dança o chep-chep, mas dança bem" (2ª parte)

6. Objetivo do jogo
Trabalhar a concentração, coordenação motora das crianças, e ensinar alguns valores cristãos.

7. Regras
O participante deve repetir os gestos corretamente.

8. Dicas, truques e variações
O recreador pode usar sua criatividade e criar variações para esta atividade.

9. Analogia bíblica
Devemos ser imitadores de Cristo todos os dias, as pessoas devem ver a semelhança de Jesus em nossas vidas!

Fonte: Presunto de Indaiatuba

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