Como Apresentar Conteúdos na Educação Infantil

Olá amigos(as), tudo bem?
Iniciamos mais um ano letivo com muitas perspectivas e desejo de que tudo seja melhor. O nosso país tem vivido uma série de crises em todos os aspectos, mas nós acreditamos que tudo pode mudar. Particularmente eu não acredito no poder humano de transformar o que está feito, mas acredito num Deus Grande e Misericordioso que pode todas as coisas.
Quero compartilhar com vocês nessa postagem o meu método de apresentar conteúdos na EI (Educação Infantil); acredito que seja um método simples, fácil e que traz bons resultados, pois consigo fazer com que meus alunos de 3 anos não desgrudem os olhos do quadro enquanto explico. Há quem diga que criança tem que brincar mais do que aprender letras ou números, ou seja, a matéria propriamente dita, mas eu acredito na capacidade dos pequenos e aposto nela, até porque eles podem brincar e aprender ao mesmo tempo.
Para melhor organização do dia na escola, é imprescindível uma rotina diária; os especialistas afirmam que crianças precisam de rotina no seu dia-a-dia e na escola não pode ser diferente.
A rotina das minhas aulas, no período de 7 às 11:00 horas é basicamente essa:
  • Chegada
  • Acolhida com todas as turmas
  • Apresentação do conteúdo do dia
  • Atividade sobre o conteúdo dado
  • Hora do lanche
  • Descanso
  • Contação de historia
  • Atividade livre ou dirigida
  • Saída
Você pode ler uma melhor explicação da minha rotina clicando (aqui).
Apresentando conteúdo
na EI
Provavelmente o que eu vou falar aqui você já saiba ou tenha lido em algum livro, porém como já disse, estou compartilhando o meu método de apresentar um conteúdo à crianças, o jeito que faço todos os dias; método esse que fui aprendendo com outras pessoas e aprimorando ao longo dos anos em que trabalho com EI.
Seja qual for o conteúdo do dia (letra a, ou número 3, ou ainda "a importância da água"), você vai precisar que seu aluno preste atenção na explicação certo? 
  • Primeiro, inicie contando uma história que demonstre suspense e ao mesmo tempo desperte a curiosidade dos pequenos de saber "o que a tia vai dizer".
  • Continue começando a desenhar no quadro algo que tenha a ver com o conteúdo; mas vá desenhando devagar e deixando o suspense no ar.
  • Desenrole a história apresentando o assunto central do conteúdo.
  • E por fim explique a tarefa que eles deverão fazer.
Observações: 
  1. a história do conteúdo é inventada por você na hora, não pode ser lida, é tudo improviso (e eu não estou falando do programa de tv, rsrs);
  2. você precisa desenhar no quadro. Lembre-se: a criança não vai analisar se seu desenho é perfeito, então não se preocupe se está "feio ou bonito".
Calmaaaaase você não entendeu muito bem eu vou exemplificar os passos que acabei de descrever.

Exemplo: Apresentação do número 2
Professor(a): 
- Eu tenho uma surpresa para vocês. Quem quer saber o que que é? (espere que respondam e inicie falando baixo com a mão na boca, como se fosse dizer um segredo)
- Fiquei sabendo que vai chegar um número hoje aqui na sala muito bonito e que vocês vão amar ele. Quem quer conhecer o númerooooooo?
(Inicie uma história improvisada desenhando no quadro uma menina com uma carinha triste; escreva o nome dela)
- Essa é a Juliana. Como é o nome dessa menina?
Muito bem!
- A Juliana está triste ou está feliz?
Sabe por que ela está triste? Porque ela perdeu o lápis de fazer as tarefas de casa e agora não vai poder fazer a atividade porque não tem lápis. Todo mundo fazendo uma carinha triste. (Faça uma carinha triste junto com as crianças)
- Mas a mamãe da Juliana disse que ia na loja comprar o lápis dela e por isso ela ficou alegre de novo. Todo mundo fazendo uma carinha alegre. (apague a carinha triste, desenhe uma carinha alegre e dê um sorriso junto com as crianças)
- Uaaaaau!!! (Faça uma cara de surpresa, arregalando os olhos e levando a mão à boca
- A mamãe da Juliana fez uma surpresa para ela: trouxe dois lápis. (desenhe o número dois e em seguida dois lápis)
- Vamos contar quantos lápis a mãe da Juliana trouxe para ela? (aponte para cada lápis e conte; mostre o número)
- Agora vamos fazer o dois com os nosso dedinhos. Quem sabe fazer? Muito bem vocês sabem!
(Explique a tarefa que farão a seguir, que pode inclusive ser os dois lápis da Juliana para contar e pintar ou o número dois para cobrir).

Gente, é incrível como dá super certo apresentar qualquer conteúdo pedagógico com esse método. Vocês viram que não é preciso ser um desenhista para desenhar; do seu jeitinho dá certo!
E eu espero ter ajudado repassando como faço para vocês. Claro que algumas vezes a gente derrapa, nem sempre fica perfeito, mas sempre dá para contornar. Nada disso que você fizer vai valer a pena se não amar o que faz (EI) e para quem faz (crianças).

Fiquem com Deus!                                              

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