Diário de Professora de Uma Criança Autista - Capítulo 2

Diário
Muito querido; acredito que você ajudará muitas pessoas de alguma forma, mesmo que 'minusculamente', mas ajudará.
Tenho muitas novidades sobre o Gugu (apelido carinhoso dado a ele por nós).
O contato com outras crianças tem tido um efeito GRANDEMENTE - isso mesmo, em letras garrafais - positivo no comportamento do nosso Gustavo. Eu fico até impressionada com tudo que, de certa maneira, está acontecendo tão rápido em relação a ele. 
É verdade que é meu primeiro contato com autismo e eu tenho muito a aprender, mas cada coisa que ele consegue fazer - onde antes não fazia - é como se fosse um gol no placar. Vibramos muito, minhas colegas e eu.
Eu acredito que vamos vibrar muito mais.
Uma das coisas pelo qual as outras professoras e eu temos estado preocupadas é com a questão alimentar.
Gustavo não quer comer nem beber água. 
Não come em casa antes de vir à escola. 
Não quer comer na escola.
GENTE!!! Como ele consegue??? 
Quanta resistência essa criança tem. Porém nossa parte é feita. A gente tenta! 
As vezes ele traz um lanchinho de casa, mas não se interessa em comer.
Todo mundo se alimenta, menos ele. Dá uma tristeza não poder fazer nada para ajudar. 
Deixo até uma questão: O que fazer quando se quer ajudar, mas não se sabe como?
A minha resposta para essa pegunta no momento é: PESQUISAR E LER MAIS SOBRE O ASSUNTO...
É o que eu pretendo fazer.
Certa vez, num lindo dia, (exatamente no dia do meu planejamento, onde fico fora da sala para planejar) as professoras resolvem levar todas as crianças para ficarem um instantinho no pátio da escola; alguns ainda estavam com seu biscoito nas mãos, terminando de lanchar!
E para a surpresa - e enorme alegria - de todos, o Gustavo estava comendo!!! 
Quase não pude acreditar quando a notícia extraordinária chegou até mim. "É sério???!" Eu disse quase que espantada e feliz ao mesmo tempo. "É sim; olha.." Disse a professora me mostrando uma foto! "Passa a foto pra mim agoraaaaa", falei pra ela ainda extasiada e sorrindo à toa.
Pra quem nunca tinha visto aquela criança comer desde o início do ano letivo aquele acontecimento nos marcou e muito. 
E mais: ele não somente comeu o lanche naquele dia, mas também bebeu água!!
UAU!!! Foi a alegria do dia!
Jaque Santos
Em busca de mais informações sobre o autismo me deparei com o blog "A MÃE DO AUTISTA" e como tenho aprendido e me identificado muito com essa mãe. Porque ela é uma mulher corajosa e determinada, e isso me chamou a atenção. Ela não se identifica, mas mostra seu dia-a-dia nas postagens. Dias de dificuldade e dias de conquistas, assim como eu tenho vivido no ambiente escolar.
P.S.: Pedi a devida autorização dos pais do Gustavo para publicar sobre ele (textos e fotos) no meu blog e eles permitiram atenciosamente. Esse texto é de autoria minha baseado em experiências diárias; por favor colocar créditos (fonte e autoria) caso você queira mostrar em seu blog e/ou site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014