CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »


.

EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA CRIANÇAS



Você é muito importante!

                             

Participe do Blog Com a Gente

terça-feira, 7 de julho de 2015

Rotina de Aula Para Escola Bíblica Infantil

Olá queridos(as), 
tudo bem com vocês?!
Graças ao chamado de Deus e a oportunidade que Ele tem me concedido, tenho aprendido muito sobre Escola Bíblica para crianças e Ministério Infantil. Ainda sou nova nesse assunto e quero aprender muito mais, não somente para mim mesma, mas também para poder ensinar a tantas outras pessoas que o Senhor tem chamado para fazer parte desse que é o Ministério mais fofo e cute da igreja do Senhor: o Ministério com Crianças. Foi muito linda e um tanto quanto curiosa a forma como o Senhor me chamou para trabalhar com os pequeninos. Você poderá ler em breve a minha história-testemunho que postarei aqui no Blog. Mas enquanto a postagem não fica pronta, vamos a algumas dicas importantes de como ministrar uma aula bíblica e de qualidade para crianças. O que vou falar aqui, tem muito a ver com meus próprios aprendizados e experiências e eu espero muito poder ajudar vocês de alguma forma.  

Prepare-se a Si Mesmo(a)
Aula Bíblica para crianças é coisa séria! Então nada de fazer de qualquer jeito. É necessário preparação espiritual para esta tarefa. Logicamente que, como professor(a), você planejará sua aula, o material que será usado etc, mas lembre-se: você estará travando uma guerra contra as forças espirituais da maldade. Estamos lidando com seres humanos. Estamos ministrando a Palavra e plantando a semente nos corações. Isso não pode ser levado na brincadeira. O diabo não brinca de ser diabo! Então, para que você esteja revestido com a armadura de Deus (leia Efésios 6: 10-20) e totalmente preparado(a) para a batalha, você precisa:
  • Estudar a lição na revista e na Bíblia - Aqui, aconselho você a convidar o Espírito Santo a se fazer presente durante o estudo. Nem sempre entendemos tudo que está na Palavra e nada melhor do que a presença do Autor para nos ajudar. Lembre-se: Ele é o que ensina todas as coisas (João 14:26).
  • Orar - Ore por sua vida, pela vida de seus alunos que receberão a Palavra, pela aula, pelo método de ensino; não esqueça de pedir a direção do Espírito em tudo que for fazer.
  • Consagrar-se - Separe um tempo para consagrar-se a Deus; peça-O que use sua vida para que Ele transmita Sua Palavra às crianças da forma como elas entenderão. Se afaste de coisas que podem prejudicar esse momento.
  • Jejuar - Você pode jejuar se achar que é necessário. Em alguns casos, o próprio Espírito vai te direcionar a fazer um jejum. Você só precisa estar a tento à voz Dele e obedecer!
Prepare Sua Aula
Claro que para dar qualquer tipo de aula é necessário tempo para o planejamento e isso não pode ocorrer de um dia para o outro. Separe uma ou duas horas diárias (dependendo do seu tempo) para planejar a aula, estudar a lição, preparar o material que será usado. Se você trabalha o dia inteiro, tente seguir o planejamento abaixo, utilizando apenas uma hora do seu dia:
  • Segunda - planejar toda a aula
  • Terça - estudar a lição
  • Quarta - preparar o material
  • Quinta - orar pela aula
  • Sexta - revisar a lição
Organize a sala
Professor(a) zeloso(a) é aquele(a) que chega antes da aula para preparar o ambiente que receberá as crianças. Sala limpa e materiais organizados fazem parte de um ambiente acolhedor.

Receba as Crianças na Porta
Li em um certo texto que é importante receber as crianças na porta, saudando-as com a paz do Senhor e falando individualmente com cada uma chamando-lhe pelo seu nome. Bem, isso é realmente interessante. Mas é quase impossível você saber o nome de todo mundo no primeiro dia de uma nova turma, por exemplo. A menos que já conheça a criança fora da igreja! Sugiro a você, trabalhar com crachás nos primeiros dias se a turma for muito numerosa e dificultar a memorização dos nomes.

Converse Com as Crianças
Inicie um breve diálogo com seus alunos perguntando como estão, como foi a semana e, deixe que respondam. Fazendo isso você estará mostrando interesse sincero pelas suas crianças!

Oração Inicial
A oração inicial deve ser feita de acordo com a faixa etária de seus alunos.

  • Crianças Menores - Ore para que eles repitam a oração; use frases curtas, para que as crianças não se percam em longas frases.
  • Crianças Maiores - Incentive-os a fazer a oração. Geralmente são muito tímidos e têm medo de orar, errar e serem motivo de risada entre os colegas. Você professor(a) é o grande incentivador da classe, cabe a você conversar com os "tímidos" para que eles possam se sentir confiantes.
Momento de Louvor
Depois da oração, faça um momento de louvor, também levando em consideração a idade de seus alunos. Para crianças pequenas, cante musiquinhas que tenham movimento, gestos etc, sempre interagindo com eles. Para os maiores, louvores conhecidos que possam levá-los a um momento de adoração.

Memorização de Versículos
É importante você ter um versículo principal para as crianças memorizarem, claro que, levando em consideração a idade deles. As revistas de EBD geralmente trazem o versículo pronto para memorizar de acordo com a faixa etária.  

Recolhimento de Ofertas
Depois do louvor, faça o momento da oferta. É bom explicar sempre o objetivo desse momento a todas as crianças, principalmente aos maiores que já entendem mais. Convide uma das crianças para fazer o recolhimento das ofertas e não esqueça de agradecer.

História Bíblica
O próximo passo, é contar a história bíblica.

  • Com as crianças pequenas é necessário um aparato maior para este momento. Você precisa prender a atenção de sua criança pequena para que ela esteja atenta ao que vai ser ensinado; e para isso, use material concreto: visuais da lição, figuras, desenho, objetos importantes da lição (coroa, Bíblia, água etc). Tente fazer um suspense, use expressões faciais, movimente suas mãos, seu corpo, claro, não precisa exagerar. Lembre-se que você é um(a) professor(a), não um palhaço!
  • Para os maiores dê prioridade à leitura da Bíblia. Leia com eles, deixe-os ler sozinhos. Isso exercita a leitura da Bíblia e ajuda a deixá-los mais confiantes, fazendo com que percam a timidez.
Atividade Sobre a História Contada
Se você segue o currículo de determinadas editoras evangélicas, terá em mãos a revista do professor que vem com ótimas dicas para uma aula bíblica rica e dinâmica.
Se você não segue, precisará fazer sua própria atividade. 
Veja o que pode ser feito para cada idade:

  • Pequenos: colorir, colagem, tracejado, mural.
  • Grandes: Pesquisas bíblicas, caça-palavras, palavras-cruzadas, completar os versículos através de referências dadas etc.


Atividade/Brincadeira Dirigida
Esse é aquele momento que sobra. Você já fez tudo que planejou e ainda sobrou tempo. Continue com o foco de alimentar suas crianças, seja passando um filme bíblico ou até mesmo permitindo que eles interajam e conversem entre si; isso faz parte da comunhão!
Para os pequenos, os brinquedos podem fazer parte desse momento.

Momento Missionário
Este momento é importantíssimo para que você apresente aos seus alunos assuntos missionários, o que é Missões, quem pode fazer, onde se faz, orar por países onde os cristãos são perseguidos etc.
Não é uma regra a seguir. Mas é um assunto importante que pode ser estudado pelos maiores com mais riqueza de detalhes.

Oração final
Aqui, você professor poderá fazer a oração ou chamar uma criança maior para fazê-la. Incentive os pequenos a orar sozinhos também, dando oportunidade para que o façam.

Não necessariamente você fará TUUUUUUDO que descrevi aqui, mas algumas são indispensáveis como, oração, história, atividade, louvor, oferta!
Lembre-se sempre de estar na companhia do Espírito Santo, Ele vai te orientar a fazer o que é preciso ser feito!

2 comentários:

  1. Olá, sou pedagoga em formação e estou iniciando no ministerio infantil.
    amei as dicas e com toda certeza irei usa-las.
    Continue trabalhando assim.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Amei, procuro idéias e incentivo, voçes são ótimos.Sou pedagoga em formação e estou na EBD DA MINHA IGREJA como docente, tenho certeza que sempre estarei com voçes.
    Sou Sandra Maria, 12 de Novembro de 2016

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o Blog!