CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »


.

EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA CRIANÇAS



Você é muito importante!

                             

Participe do Blog Com a Gente

sábado, 28 de maio de 2011

O que é TANGRAM?

O tangram  é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar.  Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
Este jogo foi trazido da China para o Ocidente por volta da metade do século XIX e, em 1818 já era conhecido na América, Alemanha, França, Itália e Áustria.


A origem e significado da palavra Tangram possui muitas versões:

Uma delas diz que a parte final da palavra – gram - significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. Já a origem da primeira parte – Tan – é muito duvidosa e especulativa, existindo várias tentativas de explicação. A mais aceita está relacionada à dinastia T’ang (618-906) que foi uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa, a tal ponto que em certos dialetos do sul da China a palavra T’ang é sinônimo de chinês. Assim, segundo essa versão, Tangram significa literalmente, quebra-cabeça chinês

Outra versão está ligada à palavra chinesa para Tangram, “Tchi Tchiao Pan”, cuja tradução seria “Sete Peças da Sabedoria”. O que nos faz crer que seu criador tivesse algum propósito religioso ou místico ao empregar as sete peças para descrever o mundo.


Porém não existem registros históricos que comprovem estas relações. O que se sabe é que desde que o ocidente entrou em contato com este jogo, o Tangram vem demonstrando seu caráter sedutor que tem envolvido vária gerações, quer seja como passatempo ou como manifestação artística.


por Valéria Araújo de Paula e por Joyce Taylor



A seguir figuras formadas pelo TANGRAM:
(clicar para ampliar)

Outras figuras de TANGRAM (colorido e preto e branco).
Clicar para ampliar.



















Um comentário:

Seu comentário é muito importante para o Blog!