CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »


.

EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA CRIANÇAS



CRIANÇA DESAPARECIDA: JOÃO RAFAEL KOVALSKI, 2 anos.

CRIANÇA DESAPARECIDA: JOÃO RAFAEL KOVALSKI, 2 anos.
João Rafael Kovalski desapareceu do quintal da sua casa, em Adrianópolis, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná (BRASIL) no dia 24 de agosto do ano de 2013. Quem tiver alguma informação pode entrar em contato pelo telefone (41) 3224-6822, ou ainda, entre em contato com uma unidade da Polícia Federal ou envie e-mail para desaparecidos@dpf.gov.br.

Você é muito importante!

                             

Participe do Blog Com a Gente

sábado, 28 de maio de 2011

O que é TANGRAM?

O tangram  é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar.  Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
Este jogo foi trazido da China para o Ocidente por volta da metade do século XIX e, em 1818 já era conhecido na América, Alemanha, França, Itália e Áustria.


A origem e significado da palavra Tangram possui muitas versões:

Uma delas diz que a parte final da palavra – gram - significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. Já a origem da primeira parte – Tan – é muito duvidosa e especulativa, existindo várias tentativas de explicação. A mais aceita está relacionada à dinastia T’ang (618-906) que foi uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa, a tal ponto que em certos dialetos do sul da China a palavra T’ang é sinônimo de chinês. Assim, segundo essa versão, Tangram significa literalmente, quebra-cabeça chinês

Outra versão está ligada à palavra chinesa para Tangram, “Tchi Tchiao Pan”, cuja tradução seria “Sete Peças da Sabedoria”. O que nos faz crer que seu criador tivesse algum propósito religioso ou místico ao empregar as sete peças para descrever o mundo.


Porém não existem registros históricos que comprovem estas relações. O que se sabe é que desde que o ocidente entrou em contato com este jogo, o Tangram vem demonstrando seu caráter sedutor que tem envolvido vária gerações, quer seja como passatempo ou como manifestação artística.


por Valéria Araújo de Paula e por Joyce Taylor



A seguir figuras formadas pelo TANGRAM:
(clicar para ampliar)

Outras figuras de TANGRAM (colorido e preto e branco).
Clicar para ampliar.



















Um comentário:

Seu comentário é muito importante para o Blog!