A Velha Discussão Sobre as Letras Cursivas e Letras Bastão


Assistir vídeos do meu "stories"
(esse vídeo foi removido e eu explico o motivo em uma possível postagem)
Olá.
Essa semana, no feriado do dia 7, eu estava em casa preparando um material que vou começar a usar com minha turma para iniciar a apresentação dos nomes deles. Talvez você pode achar que fazer isso a essa altura do campeonato seja uma perda de tempo e eu não penso assim, até porque a realidade da escola onde trabalho é bem difícil e quase não temos recursos para iniciar o ano "com a corda toda" e esse ano, em especial, diria que a minha escola está em crise. Mas vamos falar sobre o tema da postagem.

Depois de preparar meu material, resolvi gravar alguns vídeos e postar no stories do meu Instagram pessoal e fiquei surpresa com as respostas de muitos pais que apoiaram a minha opinião.
E pra quem não sabe, eu defendo a letra cursiva como forma de escrita escolar e pessoal, mesmo nos dias de hoje onde mais se digita do que se escreve.

As pessoas não sabem diferenciar uma opinião pessoal de uma opinião ou algo que é imposto e assim como tive apoio, tive críticas (acreditem se quiser) de colegas que também trabalham com Educação - Inclusive uma "crítica" de alguém que tem determinada influência na Secretaria de Educação da minha cidade.
Enfim, isso não me fez mudar de opinião e em nenhum momento pensei em me calar por medo; acho que na verdade isso foi um combustível a mais para que eu defenda ainda mais minha posição frente a esse assunto.

Defendo a letra cursiva e ensino a letra cursiva e isso não significa que eu esteja excluindo pessoas que escrevam com a letra bastão. Vamos ser inteligentes e entender que uma opinião pessoal é uma opinião pessoal.

Não sei quantos por cento dos professores do Brasil têm a mesma opinião que a minha, mas por mais mínima que seja essa porcentagem não podemos nos render às facilidades de ensinar a letra bastão e nem engolir sem analisar o que os "especialistas" acham ou deixam de achar sobre o assunto.
O fato é que, nesse país onde moramos, muita coisa nos é "enfiada goela abaixo" e nosso dever é engolir sem reclamar e ainda ficar calado.
É por essas e outras que eu sou realista em afirmar que a educação brasileira é 95% falida e fadada ao fracasso, mas ainda existem aqueles 5% e que bom que eles ainda existem.

Leia mais sobre o tema:
- A escrita em letra cursiva ajuda as crianças a serem mais inteligentes

- Letra cursiva, cada vez mais opcional?


- O uso da letra de fôrma X letra cursiva na alfabetização - Uma dualidade questionável


- É importante aprender a letra cursiva em tempos de tecnologia?


- A letra cursiva está com os dias contatos? Especialistas respondem


- Ensino de letra cursiva na escola é discutido nos EUA e no Brasil


- Letra cursiva VS Letra de Fôrma

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014