Rotina de Aula Para Escola Bíblica Infantil

Olá queridos(as), 
tudo bem com vocês?!
Graças ao chamado de Deus e a oportunidade que Ele tem me concedido, tenho aprendido muito sobre Escola Bíblica para crianças e Ministério Infantil. Ainda sou nova nesse assunto e quero aprender muito mais, não somente para mim mesma, mas também para poder ensinar a tantas outras pessoas que o Senhor tem chamado para fazer parte desse que é o Ministério mais fofo e cute da igreja do Senhor: o Ministério com Crianças. Foi muito linda e um tanto quanto curiosa a forma como o Senhor me chamou para trabalhar com os pequeninos. Você poderá ler em breve a minha história-testemunho que postarei aqui no Blog. Mas enquanto a postagem não fica pronta, vamos a algumas dicas importantes de como ministrar uma aula bíblica e de qualidade para crianças. O que vou falar aqui, tem muito a ver com meus próprios aprendizados e experiências e eu espero muito poder ajudar vocês de alguma forma.  

Prepare-se a Si Mesmo(a)
Aula Bíblica para crianças é coisa séria! Então nada de fazer de qualquer jeito. É necessário preparação espiritual para esta tarefa. Logicamente que, como professor(a), você planejará sua aula, o material que será usado etc, mas lembre-se: você estará travando uma guerra contra as forças espirituais da maldade. Estamos lidando com seres humanos. Estamos ministrando a Palavra e plantando a semente nos corações. Isso não pode ser levado na brincadeira. O diabo não brinca de ser diabo! Então, para que você esteja revestido com a armadura de Deus (leia Efésios 6: 10-20) e totalmente preparado(a) para a batalha, você precisa:
  • Estudar a lição na revista e na Bíblia - Aqui, aconselho você a convidar o Espírito Santo a se fazer presente durante o estudo. Nem sempre entendemos tudo que está na Palavra e nada melhor do que a presença do Autor para nos ajudar. Lembre-se: Ele é o que ensina todas as coisas (João 14:26).
  • Orar - Ore por sua vida, pela vida de seus alunos que receberão a Palavra, pela aula, pelo método de ensino; não esqueça de pedir a direção do Espírito em tudo que for fazer.
  • Consagrar-se - Separe um tempo para consagrar-se a Deus; peça-O que use sua vida para que Ele transmita Sua Palavra às crianças da forma como elas entenderão. Se afaste de coisas que podem prejudicar esse momento.
  • Jejuar - Você pode jejuar se achar que é necessário. Em alguns casos, o próprio Espírito vai te direcionar a fazer um jejum. Você só precisa estar a tento à voz Dele e obedecer!
Prepare Sua Aula
Claro que para dar qualquer tipo de aula é necessário tempo para o planejamento e isso não pode ocorrer de um dia para o outro. Separe uma ou duas horas diárias (dependendo do seu tempo) para planejar a aula, estudar a lição, preparar o material que será usado. Se você trabalha o dia inteiro, tente seguir o planejamento abaixo, utilizando apenas uma hora do seu dia:
  • Segunda - planejar toda a aula
  • Terça - estudar a lição
  • Quarta - preparar o material
  • Quinta - orar pela aula
  • Sexta - revisar a lição
Organize a sala
Professor(a) zeloso(a) é aquele(a) que chega antes da aula para preparar o ambiente que receberá as crianças. Sala limpa e materiais organizados fazem parte de um ambiente acolhedor.

Receba as Crianças na Porta
Li em um certo texto que é importante receber as crianças na porta, saudando-as com a paz do Senhor e falando individualmente com cada uma chamando-lhe pelo seu nome. Bem, isso é realmente interessante. Mas é quase impossível você saber o nome de todo mundo no primeiro dia de uma nova turma, por exemplo. A menos que já conheça a criança fora da igreja! Sugiro a você, trabalhar com crachás nos primeiros dias se a turma for muito numerosa e dificultar a memorização dos nomes.

Converse Com as Crianças
Inicie um breve diálogo com seus alunos perguntando como estão, como foi a semana e, deixe que respondam. Fazendo isso você estará mostrando interesse sincero pelas suas crianças!

Oração Inicial
A oração inicial deve ser feita de acordo com a faixa etária de seus alunos.

  • Crianças Menores - Ore para que eles repitam a oração; use frases curtas, para que as crianças não se percam em longas frases.
  • Crianças Maiores - Incentive-os a fazer a oração. Geralmente são muito tímidos e têm medo de orar, errar e serem motivo de risada entre os colegas. Você professor(a) é o grande incentivador da classe, cabe a você conversar com os "tímidos" para que eles possam se sentir confiantes.
Momento de Louvor
Depois da oração, faça um momento de louvor, também levando em consideração a idade de seus alunos. Para crianças pequenas, cante musiquinhas que tenham movimento, gestos etc, sempre interagindo com eles. Para os maiores, louvores conhecidos que possam levá-los a um momento de adoração.

Memorização de Versículos
É importante você ter um versículo principal para as crianças memorizarem, claro que, levando em consideração a idade deles. As revistas de EBD geralmente trazem o versículo pronto para memorizar de acordo com a faixa etária.  

Recolhimento de Ofertas
Depois do louvor, faça o momento da oferta. É bom explicar sempre o objetivo desse momento a todas as crianças, principalmente aos maiores que já entendem mais. Convide uma das crianças para fazer o recolhimento das ofertas e não esqueça de agradecer.

História Bíblica
O próximo passo, é contar a história bíblica.

  • Com as crianças pequenas é necessário um aparato maior para este momento. Você precisa prender a atenção de sua criança pequena para que ela esteja atenta ao que vai ser ensinado; e para isso, use material concreto: visuais da lição, figuras, desenho, objetos importantes da lição (coroa, Bíblia, água etc). Tente fazer um suspense, use expressões faciais, movimente suas mãos, seu corpo, claro, não precisa exagerar. Lembre-se que você é um(a) professor(a), não um palhaço!
  • Para os maiores dê prioridade à leitura da Bíblia. Leia com eles, deixe-os ler sozinhos. Isso exercita a leitura da Bíblia e ajuda a deixá-los mais confiantes, fazendo com que percam a timidez.
Atividade Sobre a História Contada
Se você segue o currículo de determinadas editoras evangélicas, terá em mãos a revista do professor que vem com ótimas dicas para uma aula bíblica rica e dinâmica.
Se você não segue, precisará fazer sua própria atividade. 
Veja o que pode ser feito para cada idade:

  • Pequenos: colorir, colagem, tracejado, mural.
  • Grandes: Pesquisas bíblicas, caça-palavras, palavras-cruzadas, completar os versículos através de referências dadas etc.


Atividade/Brincadeira Dirigida
Esse é aquele momento que sobra. Você já fez tudo que planejou e ainda sobrou tempo. Continue com o foco de alimentar suas crianças, seja passando um filme bíblico ou até mesmo permitindo que eles interajam e conversem entre si; isso faz parte da comunhão!
Para os pequenos, os brinquedos podem fazer parte desse momento.

Momento Missionário
Este momento é importantíssimo para que você apresente aos seus alunos assuntos missionários, o que é Missões, quem pode fazer, onde se faz, orar por países onde os cristãos são perseguidos etc.
Não é uma regra a seguir. Mas é um assunto importante que pode ser estudado pelos maiores com mais riqueza de detalhes.

Oração final
Aqui, você professor poderá fazer a oração ou chamar uma criança maior para fazê-la. Incentive os pequenos a orar sozinhos também, dando oportunidade para que o façam.

Não necessariamente você fará TUUUUUUDO que descrevi aqui, mas algumas são indispensáveis como, oração, história, atividade, louvor, oferta!
Lembre-se sempre de estar na companhia do Espírito Santo, Ele vai te orientar a fazer o que é preciso ser feito!
Por Jaque Santos

Comentários

  1. Olá, sou pedagoga em formação e estou iniciando no ministerio infantil.
    amei as dicas e com toda certeza irei usa-las.
    Continue trabalhando assim.
    Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, obrigada pelo carinho. Que o Senhor abençoe seu ministério.
      Abraço!

      Excluir
  2. Amei, procuro idéias e incentivo, voçes são ótimos.Sou pedagoga em formação e estou na EBD DA MINHA IGREJA como docente, tenho certeza que sempre estarei com voçes.
    Sou Sandra Maria, 12 de Novembro de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, que maravilha você ter gostado d nossa pagina. Obrigada.
      Abraço forte!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom Patrícia. Fico super feliz.
      Abraço querida!

      Excluir
  4. MUITO BOM SEU BLOG, DICAS ÓTIMAS, CONTINUE ASSIM! DEUS TE ABENÇOE CADA DIA MAIS.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por partilhar esta imnformação. Estou começando agora e com certeza irei necessitar bastante do seu suporte.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção Hortense. Que Deus abençoe sua vida nesse trabalho tão fantástico que é o Ministério Infantil e que o Espírito te dê a direção e o crescimento de que você precisa.
      Abraço querida!

      Excluir
  6. Parabéns as dicas são ótimas. que deus abençõe

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho......DEUS continue te abençoando.....
    meu nome também é Jaqueline e também faço parte do ministério infantil muito boa as suas dicas......DEUS SEJA LOUVADO......e q ELE abençoe sempre nossas crianças.....

    ResponderExcluir
  8. OLÁ!
    GOSTEI MUITO!SÃO MUITAS INFORMAÇÕES!TRABALHO COM CRIANÇAS NA IGREJA! SEMPRE VOU PRECISAR DE NOVAS IDEIAS! TAMBÉM COMPARTILHO ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NO BLOG QUE ESTOU CRIANDO! QUEM SABE POSSA ME OFERECER ALGUM SUPORTE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Gislaine! Estaremos à sua disposição para o que precisar e para tirar alguma dúvida que você venha a ter. Nosso blog está de portas abertas e você é muito bem vinda aqui!
      Que o Senhor frutifique seu trabalho com os pequeninos!
      Abraço!

      Excluir
  9. Onde posso com kit infantil as revista da EB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você pode encontrar kits de variadas editoras nos sites cristãos de vendas ou procurando o apoio de alguma igreja em sua cidade. Eu geralmente compro pela internet, no site da Casa da Bíblia Online. Espero ter te ajudado!
      Abraço!

      Excluir
  10. amei essas dicas faco pedagogia e tbm dirijo um grupo de criancas na igreja q congrego atualmen pequeno mas te so trabalho com louvores com elas o grupo ainda estar escola pequeno mas ja estou com vontade de dar escola biblica nao comecei antes nao por o grupo ser pequeno a mas pq ainda nao sou batizada estou estudando ainda o discipulado , mas vou comecar me preparar e essas dicas vao me ajudar .

    ResponderExcluir
  11. Olá Leilinha. Fico feliz em poder ajudar a pessoas que estão começando no Ministério Infantil e você pode sentir-se à vontade aqui no nosso Blog. Que Deus te dê o conhecimento e as ferramentas necessárias para seu crescimento e para o seu ministério.
    Super abraço minha linda!!

    ResponderExcluir
  12. Isso me ajudou muito que Deus continue derramando bênçãos em sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida Tayna. Que o Senhor abençoe você e seu ministério.
      Abraço!

      Excluir
    2. Monta o grupo no zap pra vc querida nos orientar ser a muito bom

      Excluir
    3. É uma ideia bacana Tayna; iremos estudar melhor e provavelmente divulgaremos aqui caso seja criado esse grupo!!!

      Obrigada!!

      Excluir
  13. olá a paz do senhor sou a irmã Raquel e fui apresentada na igreja pelo o meu pastor para ser líder das crianças não tenho experiência mas amei essas dicas e hoje e dia de aula biblica com as crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, tudo bem?
      Primeiramente quero te parabenizar, pois este é o melhor ministério da igreja e em segundo lugar te aconselhar a orar ainda mais, pedir sempre a direção do Espírito Santo em tudo que for fazer e fazer tudo para a glória de Deus.
      Que o Senhor esteja contigo nessa nova experiência e te dê a sabedoria e o crescimento necessários para fazer o trabalho Dele conforme a vontade Dele.
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014