Quais São os Eixos da Educação Infantil?



Olá, tudo bem?                                               
Se você ainda se enrola todo(a) quando ouve os tais "Eixos da Educação Infantil", trouxe essa matéria do Portal da Educação Infantil para você que, assim como eu, possa se "desenrolar" de uma vez por todas, rsrs.
           Movimento          
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. [...] O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. [...]
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.


          Música          
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. [...]
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical.


     Artes Visuais     
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.[...]
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.


     Linguagem Oral e Escrita     
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na Educação Infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.
A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.


        Natureza e Sociedade       
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. [...]
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.


         Matemática        
As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma, as crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. [...]
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

Fonte: BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação.
Fundamental referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: ME; SEF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
O que trabalhar em cada eixo de acordo com as turmas de EI?

                Grupo 2               

IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Transmissão de recados.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).
MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

MÚSICA
  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais (reconhecimento).

ARTES
  • O fazer artístico.
  • Pintura.
  • Desenho.
  • Modelagem.
  • Leitura e releitura de imagem.
  • Percepção visual e auditiva.
  • Cores.
  • Apreciação da vida e obra de artistas famosos.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
  • Descrição de fatos e gravuras (interpretação, descrição e compreensão).
  • Diferenciação entre letras, símbolos e números.
  • Relato de experiências.
  • Jogos Verbais: reconto, rimas.
  • Produção de textos coletivos e histórias (oralidade).
  • Nome (reconhecimento e escrita livre).
  • Reconhecimento nome de outras pessoas.
  • Identificação de sons das letras no início das palavras.
  • Estudo e reconhecimento das letras.
  • Escrita espontânea.
  • Rótulos.
  • Ordenação de cenas.
  • Gêneros textuais: trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.
  • Pseudo-leitura.

MATEMÁTICA
  • Sistematização de noções matemáticas.
  • Historias matemáticas.
  • Identificação e representação gráfica das quantidades de 0 a 3.
  • Conceitos matemáticos: ideia de localização, ideia de quantidade, noções de classificação e seriação (tamanho, peso, volume etc.), noção espacial, noção de medida, noção de estruturação temporal, noção de grandeza.
  • Discriminação visual.
  • Cores.
  • Formas geométricas.
  • Contagem e escrita livre.
  • Calendário/Dias da semana.

ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE
  • Organização dos grupos sociais e suas relações.
  • A criança (nascimento e desenvolvimento).
  • Nome/ Sobrenome.
  • Construção da identidade.
  • Características físicas.
  • Diversidade.
  • O indivíduo e o meio social.
  • Família.
  • Escola (dependências, materiais utilizados, profissionais da escola, nome da escola, endereço).
  • Datas comemorativas.
  • Declaração dos Direitos da Criança.
  • Corpo humano (partes, crescimento físico, cuidados, higiene etc.).
  • Órgãos dos sentidos.
  • Saúde e alimentação.
  • Moradia (tipos e partes da casa).
  • Meio ambiente.
  • Animais.
  • Profissões.

BIBLIOGRAFIA
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
  • SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
  • CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.
              Grupo 3               

IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Transmissão de recados.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).
MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc;
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
MÚSICA
  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais (reconhecimento).
ARTES
  • O fazer artístico.
  • Exploração e manipulação de materiais.
  • Ampliação da percepção visual e auditiva.
  • Interpretação de telas de pintores famosos.
  • Cores.
  • Apreciação da vida e obra de artistas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Incentivo ao desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
  • Iniciação a escrita.
  • Uso da linguagem oral em diversas situações.
  • Rimas.
  • Diferenciação entre letras, símbolos e números.
  • Estudo e reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Leitura e escrita do nome.
  • Pseudo-leitura.
  • Produções escritas espontâneas e direcionadas.
  • Estruturas textuais: receitas, poesias, versos, parlendas, trava-língua, receitas, fábulas, contos tradicionais e contemporâneos.
  • Recontos de histórias.
  • Produção de histórias.
  • Relato de experiências/ verbalização de ideias.
  • Rótulos.
  • Escrita espontânea.
MATEMÁTICA
  • Contagem dos números.
  • Classificação e seriação.
  • Identificação e escrita dos números (0 a 15).
  • Associar número a quantidade (relação numérica).
  • Agrupar e ordenar.
  • Resolução de desafios Matemáticos.
  • Posição no espaço e no tempo.
  • Calendário.
  • Correspondência: termo a termo, por semelhança, por cor, por tamanho, por forma.
  • Conceitos matemáticos, tais como: igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo, maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás, hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um lado/outro lado etc.
  • Noções de medidas.
  • Noções de grandeza.
  • Noções de conjuntos.
  • Formas Geométricas.
  • Cores primárias.
  • Mistura de cores.
ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE
  • Corpo Humano.
  • Saúde e alimentação.
  • Higiene.
  • Moradia.
  • Água.
  • Identidade Pessoal: nome /sobrenome/ idade / característica.
  • Datas comemorativas.
  • Folclore.
  • Semelhanças e diferenças entre pessoas.
  • Diversidade.
  • Estações do ano.
  • Meios de comunicação.
  • Meios de transportes: leis de trânsito.
  • Animais.
  • Meio ambiente/ reciclagem.
  • Declaração dos Direitos da Criança.
BIBLIOGRAFIA
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
  • SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
  • CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.

            Grupo 4           

IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração como respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos, como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

MÚSICA
  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades, compositores e composições).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais.

ARTES
  • O fazer artístico.
  • Pintura.
  • Desenho.
  • Colagem/mosaico.
  • Modelagem.
  • Confecção de materiais relacionados aos temas dos projetos e atividades planejadas.
  • Teatro.
  • Trabalhos que ampliem a percepção visual e auditiva;
  • Espaços culturais.
  • Cores (primárias, secundárias e terciárias).
  • Criação e interpretação de personagens com dramatizações.
  • Criação e ornamentação de fantoches / Confecção de bonecos;
  • Apreciação da vida e obra de artistas famosos.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Surgimento da escrita.
  • Diferenciação entre símbolos, letras e números.
  • O alfabeto: letras, palavras.
  • Tipos de letras.
  • Classificação por ordem alfabética.
  • Desenvolvimento da linguagem oral, gestual e escrita.
  • Escrita do nome e de outras palavras.
  • Identificação de letras e palavras a partir do texto.
  • Criação de diálogos e histórias.
  • Complementação de histórias.
  • Pseudo-leitura.
  • Escrita espontânea e direcionada.
  • Evolução da escrita.
  • Estruturas textuais: rimas, versos, poesias, contos, receitas, jornais, lendas, parlendas, fábulas, cartas.
  • Relatos/ conto/ reconto.
  • Pesquisas.
  • Entrevistas.

MATEMÁTICA
  • Significado de placas, sinais e símbolos.
  • História dos números.
  • Contagem.
  • Classificação e seriação.
  • Identificação e escrita dos números.
  • Associação dos números às quantidades.
  • Agrupamento e ordem numérica.
  • Solução de situações-problemas.
  • Posição no espaço e no tempo.
  • Revisão constante de conceitos matemáticos, tais como: horizontal/vertical, igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo, maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás, hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um lado/outro lado etc.;
  • Nosso dinheiro (educação financeira).
  • Noções de adição e subtração.;
  • Medidas e quantidades.
  • Formas geométricas.

NATUREZA E SOCIEDADE
  • Identidade pessoal.
  • Corpo humano.
  • Escola.
  • Família.
  • Moradia (rua, bairro).
  • Diversidade.
  • Datas comemorativas.
  • O Folclore brasileiro.
  • Pluralidade cultural.
  • Alimentação.
  • Saúde.
  • Meio Ambiente.
  • Fauna.
  • Flora.
  • Educação no trânsito (meios de transporte).
  • Tecnologias (meios de comunicação).

BIBLIOGRAFIA
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
  • O mundo da gente.Ed Ática Vol.2
  • SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
  • CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.

          Grupo 5          

IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração como respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos, como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
  • Psicomotricidade.
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

MÚSICA
  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem afro (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades, compositores e composições).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais.
  • Notas musicais.

ARTES
  • O fazer artístico.
  • Apreciação da vida e obra de artistas famosos.
  • Pintura.
  • Desenho.
  • Colagem/mosaico.
  • Modelagem.
  • Interpretação de personagens através de dramatizações.
  • Ampliem a percepção visual e auditiva.
  • Criação de objetos com sucata.
  • Visitação a espaços culturais.
  • Cores (primárias, secundárias e terciárias).
  • Maquete.
  • Dobradura.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • História da escrita.
  • Surgimento e evolução do alfabeto.
  • Identificação de letras, números e símbolos.
  • Vogais/Encontro vocálico/Junção das vogais.
  • Alfabeto: letras, palavras.
  • Tipos de letras.
  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Sequência alfabética.
  • Reconhecimento das letras em diferentes contextos.
  • Composição de palavras.
  • Práticas de leitura e escrita (letras, palavras e textos).
  • Relação entre palavras e imagens.
  • Rótulos.
  • Reconto oral.
  • Estruturas textuais: contos clássicos, africanos e indígenas rimas, versos, poesias, lendas, contos receitas, jornal, parlendas, fábulas, cartas, histórias em quadrinhos, tirinhas, músicas, listas.
  • Produção de Histórias (orais e escritas).
  • Pesquisas/entrevistas.
  • Relato de experiências.
  • Narração.
  • Descrição.
  • Dramatização.
  • Nomes e sobrenomes.
  • Nomes próprios, comuns, simples e compostos (funcionalidade).
  • Uso do dicionário (noção).
  • Diferenciação de letra cursiva, bastão e de imprensa.
  • Sons das letras (associados às palavras).
  • Leitura e escrita (espontânea e direcionada).
  • Produções escritas espontâneas e direcionadas.
  • Composição de frases, textos e histórias.
  • Compreensão e interpretação de textos diversos.
  • Correspondência entre o oral e o escrito.

MATEMÁTICA
  • Conceitos matemáticos.
  • Grandezas e Medidas.
  • Formas geométricas
  • História dos números.
  • Números e Sistema de Numeração (contagem e escrita).
  • Ideia de número, ordenação, seriação, sequência, classificação.
  • Relação numeral/quantidade
  • Sequência numérica.
  • Ordem crescente e decrescente.
  • Dezena e dúzia.
  • Números ordinais.
  • Dobro e metade.
  • Conservação de quantidades.
  • Classificação de elementos.
  • Comparação de quantidades.
  • Agrupamento.
  • Ordenação.
  • Relações de semelhanças e diferenças.
  • Noção de lateralidade.
  • Grandezas e Medidas.
  • Espaço e Forma.
  • Problemas envolvendo adição e subtração.
  • Sistema monetário.
  • Tabelas e gráficos.
  • Sistema de numeração decimal/ valor posicional dos números.
  • Pares e ímpares.
  • Problemas envolvendo adição e subtração – situações problemas.
  • Organização e tabulação de dados.

NATUREZA E SOCIEDADE
  • Organização dos grupos sociais no seu modo de ser, viver e trabalhar.
  • Identidade no espaço e no tempo.
  • Grupos básicos de convívio: família, escola, comunidade, relações sociais.
  • Vida na escola.
  • Vida e cultura.
  • Vida e trabalho.
  • Identidade étnico-racial/cultural.
  • Os índios, seus costumes, modo de vida.
  • Meio ambiente preservação do espaço.
  • Os Seres Vivos.
  • Os Fenômenos da Natureza.
  • Os lugares e suas Paisagens.
  • Objetos e Processos de Transformações.
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • A importância da água/ sua utilidade/ cuidados.
  • Fauna: Animais e suas características: classificação, habitat, alimentação, animais de estimação, animais em extinção, o animal e o homem.
  • Flora: Plantas.
  • Alimentos.
  • Meios de transportes.
  • Meios de comunicação.
  • Higiene e saúde.

Bibliografia.
  • Referencial Curricular Nacional para Ed. Infantil.
  • CÚNICO. Célia Eliza e outros. O mundo da gente, Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Coleção Integrada. Editora Ática -1ª Edição.
Fonte: Sacramentinas
Fonte imagens: Fumira
Fiquem com Deus!                    

Comentários

  1. Muito útil seu post e completo. Precisamos mesmo de professores com este olhar de união, de troca e companheirismo. Abraço♥
    http://profaadrianadezerto.blogspot.com.br/

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  2. Verdade Adriana. E que bom que você gostou do post.
    Abraço!

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  3. Obrigada colega muito útil esse post.

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  4. Eu gostaria desse documento no meu email kejunenem@hotmail.com

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    Respostas
    1. Olá. Infelizmente eu não tenho o arquivo desse documento, pois o mesmo já foi retirado de uma outra fonte na internet!! A solução é copiar aqui e colar num editor de texto. Espero ter ajudado!
      Abraço.

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  5. Joaquim. Olá Jaque. Amei bastante das suas dicas. sao fantásticas.
    Gostas de ajudar. Muita forca.
    Bejocas.

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    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Joaquim. Acredito que temos que repassar o que aprendemos e nossa página tem servido muito para esse propósito.
      Abraço!

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