Planejamento de Aula Bíblica - Características de Cada Faixa Etária

Esta tabela é uma mão na roda na hora de planejar sua aula. Auxilia bastante no planejamento, pois o professor pode adequar as estratégias a idade correta, além de encontrar várias idéias de recursos metodológicos.


Características do Aluno

Idade: 0 - 1 Ano
Características: Aos pouco se torna consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde a estímulos.
Material/ estratégias: Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.

Idade: 1 - 2 Anos
Características: Começa a entender a existência contínua de objetos não presentes e a relação causa-efeito.
Material/ estratégias: Uso de livros com figuras grandes, e que a criança possa manusear. Repetição de versos e cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforços para que ela os repita.

Idade: 2 - 3 Anos
Características: Fluência verbal. Por iniciativa própria começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só ideia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma.
Material/ estratégias: Uso de livros que a criança possa “ler” sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.

Idade: 3-4 Anos
Características: Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade –“Por quê?” independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estra ciente dos problemas do mundo “real”.
Material/ estratégias: Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.

Idade: 4-5 Anos
Características: Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa. Consegue repetir histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar.
Material/ estratégias: Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de variedade de livros ilustrados mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.

Idade: 5 - 6 Anos
Características: Desenvolve sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas.
Material/ estratégias: Leitura de livros e em “série”. Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.

Idade: 6 - 8 Anos
Características: Gosta de se identificar com personagens e imitá-los. Consegue manter-se atento por até 20 minutos. Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa, responsável.
Material/ estratégias: Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatização, brincadeiras com palavras e números...). leitura de histórias de personagens com os quais possa se identificar. Memorização de versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.

Idade: 9 - 11 Anos
Características: Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento.
Material/ estratégias: Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.

(Retirado do Blog Tem de Tudo)

                     Fiquem com Deus                        

Comentários

  1. Olá tia Jaque!!!! Parabéns pela dedicação, talento e trabalho!!!! Amei o seu blog! Que o Senhor te leve cada vez mais longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! para levar os pequeninos cada vez mais perto de Deus!!!

    Em Cristo,
    Sandra Curcino:-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sandra pelo seu carinho viu?! Eu recebo essa palavra, rs! Seja sempre bem vinda aqui! Fica na paz minha querida! Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014